Rastros de Cthulhu: segunda edição é anunciada!


 

A Pelgrane Press pretende lançar o título em novembro deste ano!

Trail of Cthulhu (ou Rastros de Cthulhu, na edição em português) é um dos principais RPGs de mesa que apresentam a atmosfera dos Mitos de Cthulhu para o universo dos RPGs de mesa. E em breve, você poderá ter acesso a uma nova edição do jogo: a segunda edição de Trail of Cthulhu será publicada em novembro deste ano, pela Pelgrane Press!

Trail of Cthulhu é o RPG bastião do sistema GUMSHOE, núcleo de regras da Pelgrane Press e desenvolvido por Kenneth Hite. Este sistema utiliza apenas dados de seis faces e é conhecido pela fluidez que proporciona para a narrativa (algo muito importante em Rastros de Cthulhu, uma vez que é um jogo de cunho investigativo).

De forma resumida, o sistema GUMSHOE possui uma série de habilidades, e durante a criação de personagens, você deve alocar alguns pontos entre estas habilidades. E o uso destas habilidades é simples: se você tem um ponto no atributo, você pode utilizá-lo indefinidamente enquanto possui pontos.

Portanto, se você quiser usar a habilidade Usar Biblioteca para encontrar livros específicos em uma biblioteca pública, você encontrará os recursos que seu personagem está encontrando.

UM EXEMPLO DE JOGATINA EM RASTROS DE CTHULHU

Você pode, contudo, consumir pontos nestas habilidades durante a investigação para obter pistas adicionais — entretanto, estas pistas visam fornecer dicas extras, mas que não são cruciais para o prosseguimento da aventura.

Apesar da simplicidade, o sistema de Rastros de Cthulhu pode parecer intimidador para novos jogadores — afinal, você deve usar a habilidade certa, no lugar certo para obter as informações importantes de uma cena. E é provável que essas mecânicas sejam ligeiramente alteradas na nova edição.

A segunda edição de Rastros de Cthulhu

Infelizmente, a Pelgrane Press não revelou muitas informações acerca da nova edição. Contudo, a editora reconheceu o quanto que a quinta edição de Dungeons & Dragons foi importante para o RPG e como o jogo se tornou uma porta de entrada para uma nova audiência. A intenção da Pelgrane Press é criar um jogo mais amigável para esta audiência. A aventura introdutória de Rastros de Cthulhu (The Kingsbury Horror), por exemplo, não é uma boa aventura introdutória na visão da Pelgrane Press.

Outra decisão de design da Pelgrane Press é tornar Rastros de Cthulhu um jogo mais “fácil” para os jogadores experientes. O RPG foi publicado em 2008 (quinze anos atrás, portanto), e desde então, vários outros jogos foram publicados usando o sistema. Estes jogos absorveram conceitos e orientações introduzidos em outros RPGs, e o mesmo acontecerá com a segunda edição de Rastros de Cthulhu. As regras para criar seu personagem Investigador, por exemplo, serão simplificadas.

Apesar das mudanças, a base do jogo permanecerá a mesma da primeira edição. A nova edição contará com o desenvolvimento dos game designers Kenneth Hite e Gareth Ryder-Hanrahan, além da revisão de Cathriona Tobin. Vale ressaltar que a primeira edição do jogo foi publicada no Brasil pela Retropunk Publicações.

Rastros de Cthulhu será publicado em novembro deste ano, através de um financiamento coletivo, através da plataforma Kickstarter!

Completando a coleção

A Pelgrane Press, em parceria com a Humble Bundle, criou pacotes promocionais com todos os materiais de Rastros de Cthulhu. Com 1 dólar, você obtém 3 produtos (um deles, uma trilha sonora que serve de ambientação para o jogo).

Há pacotes com outros valores, contudo: você pode garantir 7 livros por US$ 10 e 23 livros por US$ 18. Aproveite a oportunidade para expandir sua biblioteca digital e, de quebra, auxiliar programas de caridade!

Comentários