Assassin’s Creed RPG: Guia Introdutório está disponível de graça!


 

São 130 páginas de conteúdo para os fãs da franquia!

Vivencie eventos históricos dentro do seu RPG de mesa através de Assassin’s Creed RPG, jogo analógico baseado no jogo eletrônico mundialmente conhecido e aclamado. E você pode começar a jogar gratuitamente, com o Guia Rápido de Assassin’s Creed: Animus Handbook!

O que é Assassin’s Creed?

A franquia Assassin’s Creed nasceu nos jogos eletrônicos, e seu primeiro jogo foi publicado em 2007. O jogo foi aclamado pela crítica e não demorou muito para que novos jogos fossem produzidos pela sua desenvolvedora, a Ubisoft. O jogo é adorado pelos fãs devido a uma característica peculiar: permitir que o jogador vivencie momentos históricos através do jogo.

Animus Training Program Assassin's Creed RPG
A capa do Guia Introdutório de Assassin’s Creed RPG.

Neste universo, uma guerra secreta se estende por milênios entre Templários e Assassinos. Os Templários desejam aplicar seus ideais de força e poder em toda a humanidade, enquanto os Assassinos prezam pela liberdade dos indivíduos. Para atingir este objetivo, os Templários buscam por Pedaços do Eden, artefatos raros e poderosos, criados por uma civilização esquecida.

O objetivo dos Assassinos é impedir que os Templários tomem posse destes artefatos ao longo das eras. O jogo se passa na era contemporânea (o RPG é baseado no ano de 2016), e neste período fictício, os Assassinos tomaram um dispositivo dos Templários chamado de Animus. Esta máquina permite que um usuário acesse as memórias de seus antepassados através do DNA (na história do jogo, o DNA armazena memórias e histórias) — e é desta forma que os jogadores conseguem visualizar e afetar momentos históricos da humanidade.

O jogo mescla momentos na Era Contemporânea e na era do antepassado do personagem principal, o que torna a jogabilidade bastante variada.
Agora, você poderá revisitar estes momentos históricos através do RPG de Assassin’s Creed!

O Guia Rápido

Assassin’s Creed: Animus Handbook será publicado pelo estúdio CMON (mais conhecido pelos jogos de tabuleiro que produz, tendo pouca experiência na área de RPGs de mesa). O jogo ainda não possui previsão de lançamento (a pré-venda começará hoje, contudo), mas você já pode ter um gostinho do jogo através de Animus Training Program, guia rápido para Assassin’s Creed Roleplaying Game.

Apesar de ser um guia rápido, o manual de regras rápidas possui 131 páginas. Nele, você encontrará informações sobre o cenário de Assassin’s Creed, as regras básicas para jogar neste universo (seja na época contemporânea, como nas mais diversas eras abordadas nos jogos eletrônicos), fichas de personagens pré-criadas e uma aventura introdutória, separada em duas partes.

RPG Assassin's Creed
O jogo usa dados customizados de seis faces (mas você pode usar dados tradicionais sem nenhum problema!)

Este guia está disponível gratuitamente através do DrivethruRPG, a principal biblioteca de RPG digital do mundo. Garanta sua cópia através do botão abaixo!

Mecânicas de jogo de Assassin’s Creed RPG

Uma das principais características de Assasssin’s Creed é mesclar a vivência nos dias atuais com os grandes momentos da história da humanidade, e isto será possível em Assassin’s Creed RPG. No RPG, você criará um Descendente — uma pessoa que descobriu recentemente que possui elos (através do DNA) com a Irmandade dos Assassinos — com características e habilidades contemporâneas. Contudo, através da Animus, você poderá acessar as memórias de uma Testemunha — um Assassino, um parceiro ou um afiliado da Irmandade. Portanto, na prática, você possui dois personagens jogáveis.

Você não precisa criar um novo personagem, contudo: a CMON disponibilizou um aplicativo gratuito onde você pode acessar alguns personagens pré-criados pelo estúdio — o intuito é que você possa gerá-los automaticamente no futuro. Cartas de habilidades e um rolador de dados serão implementados no aplicativo em um futuro próximo.

O sistema de Assassin’s Creed RPG

Assassin's Creed TTRPG
O Guia Introdutório possui várias das imagens icônicas dos jogos!

Apesar da falta de experiência da CMON quando o assunto é RPGs de mesa, o estúdio conta com um diretor experiente liderando esta iniciativa: Francesco Nepitello (designer de regras das duas edições de O Um Anel RPG) é o diretor de RPGs dentro da editora. Ele supervisionou o desenvolvimento de um novo sistema para o jogo, intitulado Match System.

O Match System foi desenvolvido pelos game designers Max Castellani e Andrea Macchi e usa apenas dados de seis faces. Uma das possíveis traduções do termo em inglês “match” é “combinar”, e isso ajuda a entender o funcionamento do sistema. O Match System usa dados com faces customizadas: quatro dos seis lados representam um dos quatro atributos do jogo (Action, Stealth, Wits e Social). A quinta face mostra o símbolo da Irmandade dos Assassinos, enquanto a última face representa a Abstergo, braço moderno dos Templários.

Você não precisa usar dados customizados de seis faces para jogar Assassin’s Creed RPG. Para isso, basta substituir os valores dos dados pelos resultados a seguir: 1. Abstergo, 2. Action, 3. Stealth, 4. Witz, 5. Social, 6. Creed.

Testes no Match System

Quando um teste se faz necessário, você ou o Leitor (nome dado ao DM ou Narrador) determinará qual atributo é relevante para o teste. Após isso ser decidido, você rolará seis dados de seis faces. E o objetivo aqui é simples: você precisa obter um número de resultados equivalentes ao atributo igual ou maior ao seu valor no atributo para ser bem sucedido.

Por exemplo: durante uma investida a um barco pirata, um Assassino é alvejado por tiros de bucaneiros templários — o que força o jogador a fazer uma jogada de Reação, atrelada a um atributo. O jogador determina que usará Action para desviar das balas enquanto salta por cima de um engradado de barris. O jogador possui Action 2, portanto, precisará obter 2 resultados Action para ter sucesso. Ao rolar os dados, o jogador obtém os resultados 1, 2, 2, 4, 4 e 6 — ele obteve sucesso (valores 2 = Action).

Snags

Falhar em um teste adiciona um Snag — um problema ou obstáculo — no atributo utilizado (ou outro atributo, caso este já esteja com Snag). Na prática, isso significa que uma lesão ou incômodo lhe impede de usar o atributo de forma eficaz. Ao fazer um teste com um atributo marcado com Snag, obter um ou dois resultados 1 (Abstergo) adicionarão um revés (Setback) na narrativa, introduzindo um elemento prejudicial aos personagens. Obter mais de dois resultados 1 adicionará um Grande Revés na narrativa. Um Revés ocorre mesmo quando você é bem sucedido no teste.

Usando o mesmo exemplo anterior, o resultado 1 (Abstergo) em conjunto com um Snag poderia significa que um barril quebra ao usá-lo de apoio para saltar, o que poderia adicionar uma dificuldade extra (ou seja: o personagem precisará obter um sucesso adicional) em um teste futuro. Em um Grande Revés, o Leitor poderia mencionar que os barris são de pólvora, e um tiro atinge-os.


Na prática, um Slag representa um dano sofrido pelo personagem. Ao ter todos os atributos marcados com Slag, o personagem está fora da cena — na simulação, ele seria dessincronizado da Animus, enquanto que, na “vida real”, ele estaria inconsciente ou incapacitado.

Detalhes finais de Assassin’s Creed RPG

Existem alguns outros elementos que devem ser levados em consideração em um teste:

  • Obter dois sucessos além do necessário lhe concede um dado extra, que pode ser usado em um teste futuro;
  • Usar o lema do personagem lhe fornece um dado extra no teste (uma vez por cena);
  • Usar um equipamento ou habilidade em um teste transforma resultados 6 (Creed) em um resultado equivalente ao atributo testado — no exemplo usado acima, o 6 seria convertido para um resultado Action, o que daria 3 sucessos para o personagem em vez de 2.

Este é o básico que você precisa saber sobre Assassin’s Creed RPG. Se inscreva na newsletter da CMON para receber atualizações sobre o RPG — a pré-venda tem início ainda hoje!

 

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