Licença aberta do Cypher System, usado em Numenera, é anunciada pela Monte Cook Games!


 Licença aberta do Cypher System vai permitir que editoras e fãs publiquem e vendam materiais para jogos do sistema, incluindo Numenera.

Monte Cook Games (MCG), empresa criada por um dos desenvolvedores de D&D 3ª Edição e responsável por Numenera RPG, anunciou esta semana que vai publicar uma licença aberta para o Cypher System. Por meio da Cypher System Open License (CSOL), editoras, jogadores e o público em geral vão poder criar e vender jogos de RPG compatíveis e utilizando as regras do sistema. 

O anúncio faz parte das comemorações de 10 anos da empresa e também do sucesso do financiamento coletivo de Tidal Blades e Old Gods of Appalachia, dois jogos que usam o Cypher System e que já foram custeados pelo Kickstarter, arrecadando quase 3 milhões de dólares este ano.

Por meio da licença aberta, as pessoas que querem publicar jogos no sistema vão poder duplicar o conteúdo do Cypher System Reference Document (CSRD), uma versão do livro de regras do sistema que inclui quase todas as regras do livro básico, além de conteúdo de outros jogos da MCG, tais como:

  • Criação de personagens
  • Regras básicas
  • Regras opcionais e variantes
  • Criaturas
  • Cifras
  • Itens
  • Artefatos

Ainda de acordo com o anúncio da Monte Cook Games, os jogos a serem publicados usando a licença aberta do Cypher System podem ser vendidos e custeados de qualquer forma e também vai ser permitido modificar, alterar e incluir novas regras de acordo com a vontade dos criadores dos jogos. 

Por meio da licença, criadores podem desenvolver aventuras, cenários e suplementos para jogos já publicados e que utilizam o Cypher System, assim como jogos novos. O documento com os textos completos da licença e das referências do sistema devem ser publicados ainda neste semestre. 

Cypher System
Cypher System permite jogar RPG em qualquer gênero

Cypher System

O sistema Cypher é feito com regras gerais que podem ser utilizadas em qualquer tipo de gênero de jogo. A jogabilidade envolve um simples rolamento de dados que determina o sucesso ou fracasso de qualquer tipo de ação.

Diferente de outros jogos que utilizam muitos modificadores para serem adicionados à rolagem, o Cypher utiliza poucos e ao invés desses números, os jogadores aplicam habilidades para reduzir a dificuldade de uma tarefa. Também existe um recurso chamado Esforço que pode ser usado para reduzir a dificuldade de ações importantes.

Os personagens ganham experiência (XP) quando fazem novas descobertas durante as missões do jogo e estes pontos podem ser concedidos, pelos próprios jogadores, a outros jogadores que tiveram grandes ideias ou ações úteis. O XP pode ser gasto para aumentar habilidades, afetar rolagens, ganhar benefícios de curto prazo ou subir de nível.

Jogos que usam o Cypher System são pensados para um estilo de jogo narrativo, assim como para facilitar o trabalho do Mestre. O objetivo é diminuir a quantidade de tempo que o Mestre passa trabalhando com as estatísticas do jogo e permitir que a concentração fique inteiramente na narrativa e na ação em questão. 

Comentários