Novo manual 3D&T vai ter cenário próprio e linha de romances, diz Cassaro!


 Marcelo Cassaro é roteirista, escritor, um dos autores de Tormenta e criador de 3D&T

O sistema de RPG brasileiro 3D&T (Defensores de Tóquio 3ª Edição) vai ganhar um novo manual de regras em 2022 e uma linha de romances em um novo cenário. Em entrevista ao podcast Game to Business (G2B), da Critical Skills, o criador do sistema, Marcelo Cassaro, deu detalhes da produção, que deve ganhar o primeiro livro de romances ainda este ano.

“Até agora, ele [3D&T] fez parte do mundo de Tormenta, era uma outra maneira de jogar Tormenta. Mas não vai ser mais assim. O 3D&T agora vai ter o seu próprio mundo, o seu próprio cenário de campanha, que já está sendo construído e vai ser lançado com uma linha de romances, que contam histórias nesse cenário”, disse Cassaro.

Segundo o autor, que também é escritor, roteirista e editor – sendo um dos criadores do cenário de RPG Tormenta e do mangá Holy Avenger, o primeiro volume de romances já está escrito, faltando apenas a parte de revisão e edição. 

“Ele foi feito pela Marcela Alban, uma das romancistas da Jambô Editora. Inclusive, os romances devem começar a sair antes do próprio jogo. O primeiro deles sai ainda este ano e o segundo talvez saia também”, contou Cassaro.

Novo manual 3D&T

Cassaro contou ao podcast que o novo manual 3D&T deve sair em 2022, mas ainda não há previsão de se haverá campanha de financiamento coletivo ou se vai ser o livro já pronto para venda direta. 

Detalhes sobre as mudanças de regras do sistema já estão sendo divulgados na revista Dragão Brasil. Diferente das demais edições, que teve apenas Marcelo Cassaro como autor, agora o sistema está sendo escrito também por Marlon Teske, Tiago Ribeiro e Bruno Schlatter.

“Vão mudar as mecânicas, vai mudar muita coisa. O 3D&T que as pessoas conhecem vai ficar completamente diferente, vamos deixar ele ainda mais simples, ainda mais acessível e ainda mais fácil de começar a jogar. A função dele é essa, a função dele sempre vai ser trazer mais jogadores”, explicou Cassaro ao podcast.

O livro vai ser lançado como comemoração de 20 anos do sistema e ainda não tem previsão de data de lançamento. Por enquanto, a última versão do jogo, Manual 3D&T Alpha Revisado 2ª Reimpressão, está disponível para baixar de graça, em pdf, no site da Jambô Editora.

Capa do Manual 3D&T Alpha
3D&T Alpha é a versão mais recente do sistema, lançada em 2008 e com atualizações de regras em 2011 e 2015.

“3D&T foi um plano que deu muito errado”

Para Cassaro, o sucesso de 3D&T representou “um plano que deu muito errado”, uma vez que o sistema havia sido pensado para ser algo inicial, em que os jogadores conhecessem o RPG e depois migrassem para um sistema maior e mais complexo. 

“Quando eu inventei o 3D&T, o plano era fazer um RPG super simples, super limitado, com pouquíssimas páginas, com o básico do básico, o mínimo do mínimo para que a pessoa conheça a noção do RPG, o conceito, e tenha contato como o jogo funciona. O problema é que as pessoas pegaram o 3D&T e não queriam largar mais”, conta o autor. 

Ao longo dos últimos 20 anos, o sistema cresceu e ganhou acessórios, suplementos e até mesmo a licença aberta, que permitiu que vários jogadores criassem e publicassem gratuitamente suplementos e revistas temáticas. 

“O 3D&T foi durando e permanecendo na vida das pessoas, que não saíam para jogar outros jogos, como eu queria. Eles continuavam jogando 3D&T, que é limitado de propósito. Ninguém joga o jogo exatamente como está no livro, porque você precisa completar os detalhes e adicionar as regras para o que você quer fazer e o jogo não tem. Acabou que 3D&T virou essa referência”, completa o autor. 

Cronologia de Defensores de Tóquio

Montagem com várias versões do jogo 3D&T.
As várias versões de Defensores de Tóquio ao longo dos anos

A primeira versão do jogo, chamada apenas de Defensores de Tóquio (D&T), surgiu em outubro de 1995. O sistema saiu como uma edição especial da revista Dragão Brasil, em um livreto com 30 páginas. 

Com regras, bastante simplificadas e que usavam apenas dados de seis lados, o jogo é inspirado em animes, mangás, jogos de luta e séries japonesas (tokusatsu). 

No ano seguinte saiu a continuação, com regras ampliadas e revisadas e batizado de Advanced Defensores de Tóquio (AD&T), em alusão à segunda versão de Dungeons & Dragons, AD&D.

Em 1998, saiu a terceira edição, a mais famosa. Ainda sem um manual consolidado, o sistema foi publicado em cenários licenciados de jogos como Street Fighter, Final Fight, Mortal Kombat, Darkstalkers e Megaman, também com adaptações de outros jogos e animes na Revista Dragão Brasil.

O primeiro Manual 3D&T, o da capa vermelha, foi publicado em 2000, como um brinde da edição de número 60 da Dragão Brasil. O sistema deixou de ser voltado apenas para produções japonesas e passou a abrigar regras genéricas, que poderiam ser adaptadas para usar em qualquer cenário. Com isso também foi lançado “Defensores de Tóquio – O jogo de RPG”, adaptando a temática do jogo original para as regras da 3ª edição. 

De 2000 para cá, 3D&T ganhou várias outras versões, mas sempre modificando poucas coisas nas regras, para tornar o jogo mais rápido e simples. Versões atualizadas do manual vermelho saíram em 2001 (o da capa azul), e em 2003 (o Revisado, Ampliado e Turbinado).

Em 2006, o jogo teve uma reformulação e uma quarta edição, utilizando a Open Game License (OGL) de D&D, foi lançado com o nome 4D&T. Desta vez houve uma mudança completa no sistema, que passou a ser praticamente uma simplificação das regras de D&D 3.5, mas utilizando quatro dados de seis lados no lugar dos dados de 20 lados. As regras eram outras, mas a premissa de ser acessível e simples para iniciantes se manteve.

4D&T não ganhou nenhum suplemento, apesar de saírem adaptações para ele na extinta revista Dragon Slayer. Apesar disso, muitos jogadores permaneceram jogando a última versão de 3D&T.

Em 2008, o sistema voltou a ser publicado, desta vez pela Jambô Editora e mantendo as regras da terceira edição. Foi lançado o Manual 3D&T Alpha, com atualização de algumas mecânicas da versão de 2003. O 3D&T Alpha ganhou duas revisões, sendo uma em 2011 e outra em 2015. 

De 2008 para cá, o sistema ganhou vários suplementos sendo lançados com livros oficiais, como o Manual do Aventureiro Alpha, Manual do Defensor, o cenário Mega City, o cenário Brigada Ligeira Estelar e também o próprio Tormenta, que ganhou uma linha especial chamada Tormenta Alpha, com suplementos como Manual da Magia e Manual dos Monstros, tendo inclusive uma stream oficial, chamada Jóias Para Lamashtu.

Comentários