Livro de Tormenta inspira single e clipe de metal lançado por fã do cenário de RPG!

 


Um fã de Tormenta produziu e lançou um single e um clipe de uma música inspirada em um dos livros do cenário de RPG brasileiro. “Ex Tenebris, Lux” é o primeiro single da carreira de Victor Lucky e é focada nos Cavaleiros do Corvo, que aparecem no romance “O Terceiro Deus”, de Leonel Caldela, lançado em 2015. A música está disponível em todas as plataformas digitais, em português e em inglês.

Segundo Lucky, a música foi escrita em setembro, durante a pandemia, mas a ideia por trás do single já existe há muito mais tempo. “Há uns dez anos eu pensei em um projeto pessoal que consistia em fazer um álbum inspirado pelo romance ‘O Inimigo do Mundo’, o primeiro da Trilogia Tormenta de Caldela. Nunca comecei efetivamente a fazer o disco, mas em 2017 eu tinha escrito uma melodia para uma faixa bônus inspirada no livro que fecha a trilogia”, conta o artista. 

Victor Lucky
Victor Lucky gravou sozinho todos os instrumentos e mixou e masterizou a música – Foto: Maurine Cardoso/Acervo pessoal

Victor Lucky, que é fã de Tormenta desde adolescente, escreveu todos os instrumentos da música: baixo, guitarra, bateria e keytar, e gravou uma demo que ficou engavetada até este ano. “Durante a pandemia, em casa, cheio de ideias e com pouca coisa para fazer, achei a gravação e pensei que ela era muito boa, que eu deveria regravar e fazer uma música completa. Daí eu escrevi a letra e gravei as vozes, que era o que faltava na música”, diz. 

A ideia de lançar o trabalho como single de estreia partiu de uma inquietação profissional. Victor é jornalista e redator, já atuou como copywriter em vários trabalhos, mas nunca um texto foi assinado. “Eu queria lançar algo com meu nome, ter uma coisa que eu fiz de coração, com gosto, por querer fazer e não por ter sido mandado ou pago por alguém. Como o álbum conceitual estava parado, resolvi lançar então o single e adiantei também um clipe”, conta. A arte da capa do single é assinada pelo baiano Marcelo Almeida.

Victor nasceu em Salvador, na Bahia, mas mora em Vancouver, no Canadá, há cinco anos e ele se aproveitou das características da cidade para ilustrar o clipe da canção, que também é inspirada em bandas como Blind Guardian. 



“Minha esposa filmou todas as cenas em que eu apareço no clipe. Para dar essa ideia de clipe de metal, eu fiz umas tomadas perto de casa mesmo. Aqui tem uma trilha que parece uma floresta então foi bem legal produzir por lá”, explica. 

Para fazer a ligação com Tormenta e trazer o tema de RPG de mesa para a música, ele resolveu incluir uma cena, no início do clipe, que faz a ponte, como se a história cantada na música fizesse parte da sessão de jogo. “Essa introdução dá o contexto do clipe, a música é parte de uma aventura de RPG”, fala.

Reconhecimento dos autores

Para Victor, a maior recompensa do lançamento da música foi o reconhecimento dos autores de Tormenta. “Isso é o sonho de todo fã, não importa o que ele produz, se é uma música, uma fanart, uma fanfic, uma ilustração, qualquer coisa. Os criadores da obra original apreciarem o teu trabalho e gostar disso é especial. Mas mais especial que isso é o reconhecimento dos outros fãs, que gostaram e elogiaram. Estou muito feliz com a repercussão”, completa. 


Comentários